Preparar fritos mais saudáveis
Na hora de preparar alimentos fritos tem que escolher muito bem os ingredientes para não adicionar mais gordura aos alimentos. Se, por exemplo, se preparam croquetes preparados é preferível que sejam de vegetais, peixe ou legumes.
Fritadeira ou frigideira
Quando fritar alimentos que você pode escolher entre duas opções.
A fritadeira tem a vantagem de permitir que se controle a temperatura, conhecendo-se assim o momento exato em que se devem introduzir os alimentos e permite fritá-los sem excesso de óleo.
Antes de fritar alimentos com uma elevada humidade é aconselhável secá-lo evitar salpicos.
Quando se utiliza uma frigideira, ao retirar os alimentos, é conveniente utilizar uma espumadeira ou colocar os alimentos em papel de cozinha absorvente
Na hora de preparar fritos mais saudáveis é importante escolher um óleo suave.
É importante recordar que os óleos com maior resistência ao calor são os que provêm do azeite e de soja.
Não é recomendado para misturar óleo novo com outro já utilizado anteriormente. Também não se deve misturar o óleo de sementes com o de azeite, uma vez que um se irá queimar mais rapidamente do que o outro e pode originar substâncias tóxicas.
Deve ser evitada a reutilização do óleo com que se preparam outros alimentos.
O óleo não deve sobreaquecer. Assim poderia ser usado várias vezes, coando-o previamente.
É importante que o óleo seja conservado e mantido num recipiente hermeticamente fechado em locais escuros e frescos, ao abrigo da humidade e de calor, uma vez que nestes ambientes favorecem a sua deterioração.
Também se deve ter em consideração o modo de cortar os alimentos para fritar: os cortes mais fi absorver mais gordura do que de espessura.
Correta cozedura dos vegetais
Para se obterem legumes bem cozidos e que não resultem em indigestão recomenda-se:
Grão de bico e feijão devem demolhar-se desde a noite anterior com água fria. Se o feijão é “riscado”/”rajado”, lavavam-se primeiro com água limpa da demolha de toda a noite e cozinham-se. As lentilhas só têm que ser demolhadas uma hora antes de as cozinhar
Os vegetais são cozidos com água fria e em lume brando. Ao cozinhar o feijão usa-se uma técnica conhecida coloquialmente como “assustá-las”, que consistirá na adição, a meio do processo de cozimento, água fria, o que facilita o amolecimento. Em contraste, ao grão de bico ou às lentilhas, se durante o processo de cozimento necessitam de mais água, esta é adicionada a ferver para evitar que não sejam cozinhados.
O sal deve ser adicionado nos últimos 5 minutos da cozedura para conseguir que os legumes permaneçam em seu ponto.
Como regra geral o tempo de cozedura deve ser: grão de bico e feijão cozidos umas 2 horas e meia em caçarola ou 3/4 de hora numa panela de pressão; Lentilhas 1/2 hora caçarola e alguns minutos em panela de pressão.
Conselhos de higiene para consumo de vegetais crus
Para a correta higiene dos vegetais destinadas ao seu consumo cru, devem-se seguir estes passos:
- Remover as partes visíveis que estão sujas, em processo de decomposição, rachados, etc.
- Lavar abundantemente com água.
- Submergir em água com lixívia “adequada para a desinfeção de água potável ou de uso alimentar” (concentração de cloro ativo de 70 a 200 ppm); siga as instruções do rótulo.
- Deixar em repouso por 15 minutos.
- Enxaguamento com água abundante.
- Centrifugar ou escorrer.