Requisitos nutricionais
Entende-se por requisitos nutricionais a quantidade de todos os nutrientes que uma pessoa deve ingerir para manter um estado de nutrição. e desenvolvimento adequados, permitindo um crescimento ótimo durante a infância.
Princípios imediatos
Desde a década de 1950, a Organização para a Agricultura e Alimentação (Food and Agriculture Organization FAO) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) consultaram grupos de especialistas para elaborar recomendações sobre a ingestão de nutrientes a nível mundial.
Em 1998, o grupo de especialistas da FAO e da OMS estabeleceu as seguintes proporções de macronutrientes para conseguir uma alimentação equilibrada.
Requisitos calóricos
- 4-8 anos, exigências calóricas de 1.200 quilocalorias (meninas) e 1.400 quilocalorias (meninos).
- 9-13 anos, exigências calóricas de 1.600 quilocalorias (meninas) e 1.800 quilocalorias (meninos).
- 14-18 anos, requisitos calóricos de 1.800 quilocalorias (mulheres) e 2.200 quilocalorias (homens).
Distribuição calórica por ingestão, segundo calorias totais e idade
Requerimentos de fibra e água
Ingestão dietética de referência
A ingestão dietética de referência é entendida como as contribuições quantitativas de nutrientes destinados a servir como uma quantidade suficiente para se alcançar uma boa nutrição.
Durante décadas, o Conselho de Alimentação e Nutrição do Instituto Americano de Medicina (FNB-IOM) publicou e atualizou as Recomendações Dietéticas de Referência, conhecidas pela sigla RDA (Recomended Dietary Allowances).
Ingestão adequada
Ingestão adequada (AI, Adequate Intake), são as quantidades diárias de nutrientes recomendadas, quando não existem dados suficientes para estimar as recomendações relativas a esse nutriente.
Estas recomendações podem ser consultadas no site Institute of Medicine, Food and Nutrition Board. Dietary reference intakes research synthesis workshop summary. Washington D.C.: National Academy Press, 2006.