As dietas vegetarianas podem ser uma alternativa alimentar tão válida como qualquer outra. Na verdade, o modelo que mais se assemelha ao que se entende por uma dieta saudável requer um consumo preferencial de legumes e outras hortaliças.
No entanto, deve-se ter em mente que uma dieta exclusivamente vegetal comporta um grave déficit nutricional, como no caso da deficiência de vitamina B12.
Por outro lado, a descrição aqui da dieta vegetariana (que evita esse déficit nutricional) não deve ser interpretada como uma recomendação preferida feita pelo Ministério da Saúde ou pela Pediatria das Ilhas Canárias. Ou seja, é apresentado como outro modelo cujas vantagens e desvantagens devem ser conhecidas.
Na dieta ovolacto vegetariana, realiza-se uma combinação adequada de alimentos e por isso obtém-se um equilíbrio de proteína e assegura-se uma quantidade suficiente de minerais e vitaminas.
Neste documento compila-se as informações dos menus para crianças com uma dieta ovolacto vegetariana, e é por isso que a pirâmide alimentar é adicionada, incluindo ovos, produtos lácteos e mel, como alimentos de animais.
Conselhos para o consumo de alimentos:
- Ingerir alimentos de todos os grupos, para garantir o consumo de proteínas de qualidade adequada e evitar o déficit de micronutrientes.
- Limite o uso de gorduras saturadas, óleos, açúcares adicionados e sal.
- Procurar consumir produtos integrados porque eles são ricos em minerais.
- Utilizar a água de cozedura de verduras para fazer sopas e cremes, uma vez que deste modo se aproveitam os minerais e vitaminas que essa água contém.
A classificação dos alimentos deste tipo de pirâmide é diferente do que foi explicado anteriormente, uma vez que não contempla a frequência de consumo, mas sim o tipo e quantidade de alimentos que devem ser consumidos:
Na base da pirâmide são os alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade:
- Grãos integrais: arroz, aveia, cevada, centeio, milho, trigo, grãos integrais para café da manhã, pão e massas.
- Frutas e vegetais.
- Legumes e derivados (grão-de-bico, ervilha, feijão, lentilhas, soja).
No meio da pirâmide são os alimentos que devem ser consumidos de forma moderada:
- Leite: leite, queijo, iogurte…
- Frutos secos: amêndoas, avelãs, amendoim, nozes, sementes de abóbora e de girassol…
- Ovos.
No vértice da pirâmide estão os alimentos que devem ser consumidos em menor quantidade:
- Óleos, açúcar, manteiga, margarina, mel, nata.