A “pirâmide alimentar” é uma ferramenta útil para a compreensão dos princípios básicos de alimentação e nutrição. É semelhante aos chamados guias alimentares, que combinam imagens gráficas com recomendações voltadas para a população.
A pirâmide original distribuiu o alimento em quatro etapas de acordo com suas propriedades nutricionais: a partir da base, os alimentos ricos em hidratos de carbono, fibras, vitaminas e minerais foram posicionados, depois os alimentos com proteína foram colocados ods de origem animal e, no final, alimentos ricos em gorduras e açúcares refinados.
Mais tarde, a Sociedade Espanhola de Nutrição Comunitária (SENC) faz a proposta e elabora uma pirâmide com uma distribuição mais prática, uma vez que classifica o alimento de acordo com a frequência de consumo. Além disso, introduz uma mudança importante, que é a incorporação de azeite na pirâmide, uma gordura considerada saudável devido ao seu efeito protetor no sistema cardiovascular, fazendo uma recomendação para o seu consumo diário.
Existe uma pirâmide SENC adaptada à população infantil.