Os hidratos de carbono, carbohidratos ou farináceos são um grupo de alimentos, principalmente energético, pois fornecem as calorias necessárias para que o corpo desempenhe suas funções (1 grama fornece 4 quilocalorias). Neste grupo, predominam os glúcidos que são essenciais para uma boa nutrição. Aconselham-se de 6 a 11 porções por dia.
O PÃO
O GOFIO
O gofio é o nome genérico de toda a substância vegetal reduzida a pó por moagem depois de tostada com destino à alimentação humana.
Os Guanches faziam gofio de cereais, de legumes, de várias sementes, algumas frutas e até raízes, como a camélula, que é uma gramínea selvagem, semelhante à semente de alpista e também da barilla ou cosco, que é uma planta carnuda a partir da qual se extraia a soda cáustica, cujas sementes secas e tostadas eram usadas para fazer gofio.
O gofio atualmente é um alimento constituído por farinha de cereais previamente tostados e moídos, é, portanto, um alimento energético. Geralmente, é utilizado grão inteiro, mais frequentemente trigo na província de Santa Cruz de Tenerife e milho (milho) na província de Las Palmas, embora existam outras variedades e misturas.
A maneira de consumi-lo também é muito variada: adicionado ao leite, misturado com várias frutas, sob a forma de “pella” ou “pelota”, que é uma massa de gofio ou (farinha de cereais- trigo ou milho) torrada e moída), misturado com água ou caldo. Os termos “pella” ou “pelota” referem-se, melhor, ao gofio recém-preparado para acompanhar a comida. Eventualmente, adicionam-lhe pedaços de toucinho, bacon ou carne picada e ervas aromáticas (hierbahuerto ou coentro).
Em confeitaria, o gofio se prepara também com mel, ovos e frutos secos, dando origem a uma grande variedade de sobremesas.
OS LEGUMES
É importante saber que existem combinações de alimentos ricos em hidratos de carbono que formam uma proteína de alta qualidade. Uma relação destes são:
- 30 g de arroz + 40 g de lentilhas.
- 120 g de ervilhas + 100 g de batatas.
- 40 g de grão-de-bico + 40 g de pão.
- 40 g de grão-de-bico + 100 g de batatas + 100 g de cenouras.
- 40 g de feijão rajado + 30 g de arroz ou 100 g de batatas.
- 40 g de grão-de-bico + 30 g de trigo.
Além disso, há também a possibilidade de alguns alimentos serem trocados entre si, respeitando as quantidades, obtendo-se a mesma proporção de nutrientes presentes nos alimentos.
Os alimentos listados abaixo, cada um fornece 10 g de Hidratos de carbono, 2-4 g de proteína e 50-60 quilocalorias.
- 100 g de milho macio.
- 60 g de ervilhas ou feijão macio.
- 50 g de batata.
- 20 g de vegetais secos, pão, castanhas ou churros.
- 15 g de arroz (cru), cereais para pequeno-almoço, biscoitos, massa crua, farinha de milho, rodelas de pipocas.
Também deve ter em mente que o peso de certos alimentos muda significativamente quando se cozinha, devido ao aumento do seu teor em água.
- As lentilhas e as massas aumentam com o cozido 2 a 3 vezes o peso bruto.
- Feijão, grão-de-bico e arroz, aumentam 2 vezes e meia o peso em bruto.