As proteínas são um grupo de alimentos plásticos que intervêm no crescimento, desenvolvimento e reparo de órgãos e tecidos (1 grama fornece 4 quilocalorias).
As carnes são uma importante fonte de proteínas de alto valor biológico e excelente uso digestivo (95%). Quanto mais gordura contiver um alimento, mais lento é a sua digestão. O consumo recomendado de carne é 3-4 vezes por semana.
As proteínas podem ser classificadas de acordo com o teor de gordura em:
Os peixes contêm proteínas de alta qualidade e, em geral, têm um valor calórico menor do que as carnes. O seu aproveitamento digestivo é de 90-98% e digerem-se melhor do que as carnes. Dependendo do tipo de gordura, o peixe pode ser classificado em: peixe azul (mais de 5 mg de gordura / grama) ou peixe branco (menos de 5 mg de gordura / grama). A gordura de peixe é rica em ácidos gordos polinsaturados, entre os quais o ómega 3, relacionado com a prevenção de doenças cardiovasculares. Por isso, é aconselhável que seu consumo seja maior que o da carne. Os mariscos têm pouca gordura, mas muito colesterol (sobretudo os moluscos), pelo que seu consumo deve ser controlado.
Os ovos são uma excelente comida devido ao seu conteúdo em proteínas, ferro, vitaminas A e D. O seu aproveitamento digestivo é de 92%. A frequência de consumo é de 4 a 5 unidades por semana.